quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas


Aconteceu no dia 24 de outubro de 2011, o lançamento do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas do bairro Rubem Berta. O evento foi realizado na EEEM Baltazar de Oliveira Garcia e contou com a presença da coordenadora regional deste comitê, professora Clarice Dal Médico, representante da 1ª CRE e escolas que farão parte do grupo. São elas: EEEM Baltazar de Oliveira Garcia, CE Prof. Elamano Lauffer Leal, EEEF Eng. Rodolfo Ahrons, EEEF Mariz e Barros, EEEF Lídia Moschetti, EEEF Ministro Poty Medeiros, EEEF Poncho Verde, EEEF Vinte de Setembro, EEEF Bento Gonçalves e EEEF Júlio Brunelli. A Coordenação do Comite Local, ficou a cargo da professora Ângela Maria Ferreira Goulart, representante da escola Júlio Brunelli, junto com a funcionária Margarete F. Cruz, da escola Bento Gonçalves e as professoras Eliane Coelho Martini da escola Elmano Lauffer e Alveny Aida Eymael Domingues e Roseli Dal-Ri Brugnera integrantes da Equipe de Saúde Escolar Baltazar de Oliveira Garcia.

O Programa tem como objetivo geral, o enfrentamento, mediação e prevenção as diversas manifestações da violência no ambiente escolar e no entorno das escolas, realizado através da organização do "Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas" em conjunto com as organizações e associações sociais da comunidade local em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, Secretaria da Saúde, Secretaria do Esporte, do Departamento Estadual do Trânsito, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil-RS, Conselhos Tutelares e PRONASCI.O Comitê Comunitário Local, por sua vez terá a função de mobilizar a comunidade escolar e local, formalizar a ampla participação da comunidade escolar, realizar um levantamento sobre os principais problemas de violência na escola e no entorno, elaborar um planejamento de enfrentamento, controle, mediação e prevenção da violência e requerer parcerias junto à Coordenação Regional, bem como monitorar e avaliar as intervenções e programas requeridos pelas unidades escolares.Para que ocorresse o lançamento deste Comitê, houve uma primeira reunião no dia 10 de outubro, convocada pela 1ª CRE, onde foi estabelecida uma comissão para formação do mesmo.

A ESAE, fazendo parte desta comissão, ficou encarregada de divulgar e convidar as demais escolas pertencentes ao bairro e que não estavam presentes. Durante o processo foram realizadas reuniões semanais com as escolas, para esclarecimentos sobre o projeto. Dando continuidade ao processo ficou marcada para o dia 22 de novembro, na escola Elmano Luffer Leal, reunião com todos os representantes das escolas que participam do comitê.

Parte superior do formulário



0 comentários:

Postar um comentário