quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Thalysson Fernando Santos dos Santos

E.E.E.F.Prof°:Aurora Peixoto de Azevedo

VIOLÊNCIA
Meu nome é Thalysson, e, agora, eu vou ter que lhe falar sobre uma coisa que está acontecendo em todo o lugar, que eu garanto que você já viu, pelo menos, uma vez: a VIOLÊNCIA também conhecida como bullying (violência física, moral …).
Então, agora, eu vou lhe falar sobre um de vários assuntos de violência, que eu já vi, presenciei e também já sofri, a violência MORAL . Essa que eu vou te contar agora o que aconteceu lá em uma praça perto da minha casa. Numa bela tarde de domingo, estávamos todos jogando bola (futebol), tudo bem tranquilo em uma perfeita cancha, mas, quando meu primo Harrison caiu no chão,e pelo fato de ele ser um pouco acima do peso, todos ficaram folgando nele, dizendo que tinha que chamar o guincho, para levantá-lo, que ele parecia o Faustão, jogando futebol, que o hipopótamo tinha que estar em seu habitat natural, não em uma cancha de futebol,e como o Harrison não gostou da folgação, ele ficou muito BRAVO e partiu para a VIOLÊNCIA FÍSICA e, por causa dessa violência, aconteceu uma coisa de que ninguém gosta: BRIGAS, folgações, vários apelidos um colocou no outro e, por causa desta briga, lá se foi um belo domingo, e eu garanto que eu não fui o único. Você sabe que você, também, já cometeu algum tipo de violência, mesmo que não se lembre qual tipo, seja violência física, moral etc.
Agora, eu vou te falar sobre um caso de VIOLÊNCIA, que aconteceu comigo: foi o de vários tipos de apelidos, que colocaram em mim. Quando eu quebrei o braço, colocaram um APELIDO em mim que eu odiei, “Cavalo Manco”, e por causa desse apelido, eu parti para a violência física mesmo estando só com um braço bom, e depois do meu braço já estar melhor, eu esperei mais um tempo e comecei a jogar vôlei, daí começou mais um monte de FOLGAÇÕES. Diziam que vôlei era coisa de menina, por isso eu não devia jogar, mais daí teve um dia em que eu me irritei e parti para cima de um colega meu que sempre ficava folgando em mim e, depois daquela briga, ele não folgou mais em mim, mas eu vi que, por causa da minha VIOLÊNCIA FÍSICA e por causa da VIOLÊNCIA MORAL dele de ficar FOLGANDO comigo, eu vi que EU PERDI UM AMIGO, porque ele nunca mais falou comigo.
Depois, quando eu coloquei o aparelho dentário, começou mais um monte de folgações tipo “Boca de Lata”. Diziam que, quando eu fosse entrar no banco, não ia conseguir, por causa do aparelho, que a porta ia travar porque eu estava com um ferro na boca, mas depois que eu perdi um amigo foi que EU APRENDI uma grande lição: a violência nunca resolve nada e só traz problemas para você e para a outra pessoa, que, também, praticou a violência.
E, agora, eu vou escrever um pequeno poema que eu mesmo fiz:
DIGA NÃO À VIOLÊNCIA
A violência é ilegal,
porque a violência é uma coisa banal,
eu não gosto dela, porque em todos os sentidos ela nos deixa mal,
sem violência eu sou amado,
e sem violência eu não fico com fama de mal educado,
com a violência eu fico sem paciência,
então, não seja violento,
e fique meu amigo por longos tempos.
A violência a gente pratica,
por causa da violência a gente deixa de falar com nossos amigos e amigas.

0 comentários:

Postar um comentário